quarta-feira, 9 de julho de 2014

Desabafos de uma patriota

O que foi essa copa? O que foi o jogo de ontem? Eu não conseguia acreditar, comecei a ver os gols como se fossem replays do primeiro. Passei por muitas fases desde então: fiquei incrédula, brava, revoltada, decepcionada, triste, brava novamente, e por fim um vazio. 
David Luis, na minha opinião um dos únicos jogadores que merecia levantar essa taça, chorando e pedindo desculpas, pois queria dar felicidade ao seu povo... Gente.. Tem tanta coisa errada! 

Claro que, quem sou eu pra falar de política, que sinceramente eu não entendo muita coisa, mas pude presenciar e sentir na pele problemas na saúde pública que me deixam indignada. O Brasil ficaria feliz com escolas melhores, com um SUS que não deixasse os pacientes largados nos corredores, que o trabalho dos profissionais da saúde da rede pública fosse valorizado, que os pacientes fossem realmente bem ratados, que uma nutricionista não fosse obrigada a passar o jantar, e ver que nenhum enfermeiro foi servir o almoço de um senhor de idade, e que a marmita continuava lá onde a copeira deixou, fria, enquanto o paciente está quase caquético.
O descaso com os pacientes vem do descontentamento em relação ao salário e valorização, e o mesmo descaso foi um dos motivos que me fez desistir da área de Nutrição Hospitalar, porque isso infelizmente não é só na rede pública.

Voltando ao futebol... 

O que mais me revolta é o dinheiro envolvido. Quantos milhões em salários para os jogadores e técnicos? E não fazem um trabalho bem feito. E isso eu não digo olhando para a seleção não, eu vejo pelos times brasileiros mesmo! Nós, cidadãos comuns, que acordam cedo, trabalham 8, 10, 12 horas por dia, às vezes com raras folgas por mês, não ganhamos nem o que eles gastam em um par de tênis, e se não fazemos nosso trabalho corretamente o que acontece? Somos demitidos, somos descontados, com toda a razão do mundo, claro! Então eu me pergunto: o que é o futebol para os jogadores? Não parece que levam como um trabalho sério, e sim um jeito se extorquir mais dinheiro. Queria eu ter uma carteira assinada como "Atleta"! 
A ganância é tanta que me assusta. Queria ver se o salário fosse compatível com a produtividade de cada jogador, se não seria diferente!
Tem tantos esportes que dão tantos títulos ao nosso país, que não são conhecidos, não são divulgados, e são atletas que não ganham dinheiro pra treinar não! Gastam até o que não tem pra poder participar de campeonatos, e só de olhar você já se arrepia, pela força de vontade, garra e paixão demonstradas. 

O que me deixou decepcionada... Eu não consigo imaginar um atleta que não dá o sangue, a vida, quando é convocado a defender seu país em um campeonato Mundial. Eu sou ex atleta, e meu sonho sempre foi representar o Brasil em um campeonato Internacional. Infelizmente eu não pude realizar esse sonho, mas venho minhas companheiras todo ano se superando pra isso, e atleta conhece atleta, a gente sabe quando o cara tá focado e quando não tá! Eu olhava pro David Luis, pro Julio Cesar, e eu via a vontade de erguer essa taça! Me arrepiava! Isso é ser atleta, é você olhar no olho e ver pegando fogo! É você dar o sangue pelo país, pela sua equipe!

Confesso, fiquei com vergonha sim! Não vou ser hipócrita! Foi feio sim! Mas sábado eu gostaria muito de me emocionar com a  seleção em campo, mesmo que numa partida pelo terceiro lugar, mesmo que perca para a Holanda, porque uma frase que eu ouvi muito dos meus técnicos foi: Tudo é questão de merecimento. A nossa seleção não mereceu essa copa. Não jogou tudo o que tinha pra jogar, não lutou tudo o que tinha pra lutar. Ficamos tristes? Óbvio! Mas não é motivo pra depredar patrimônios, obstruir ruas, e atrapalhar a vida de todo mundo. O dinheiro já foi gasto, a copa já passou, o que realmente importa é a decisão tomada em Outubro.

E outra coisa... Temos sim que parabenizar todos os jogadores, pelo jogo de cintura, por tentar mesmo quando já estava tudo perdido, por aguentar até o fim, mesmo com toda a humilhação, vaias e palavras de ofensa da torcida, mesmo com a sua própria torcida aplaudindo os rivais. Por isso estarei na torcida sábado, por isso vou acreditar até o final. 

E eu torço muito pela Alemanha agora, simpáticos, atenciosos, e em nenhum momento faltaram com o respeito com os brasileiros. Duvido que se não fosse a nossa seleção ganhando de uns 4x0 não ia começar a fazer graça, humilhar, dar chapéu e pedaladas e a torcida ainda iria gritar "Olé". Eles sim merecem! Merecem ser campeões.

Realmente essa Copa será inesquecível, não só pelo "baile" que tomamos ontem, mas a gente não pode negar que foi gostoso! Eu amei! Mesmo passando nervoso e esperando um resultado melhor, eu tenho orgulho sim de ser brasileira. Me diverti com a minha família, com os meus amigos, e tive a chance de ver o Brasil como o centro do mundo por um mês. Acredito que muitos paradigmas foram quebrados nessa copa, e que a visibilidade do nosso país melhorou sim. 

Apesar dos apesares, não tenho vontade de morar em qualquer outro lugar do mundo, aqui me sinto em casa.

E que venha as Olimpíadas de 2016!







2 comentários:

  1. Sabe eu não vi jogo nenhum, não compartilhei nada em meu face e não curti e não me manifestei em nada. Sou patriota e muito, amo o meu País e meu São Paulo, por mais que eu queira um dia conhecer alguns lugares se eu puder eu iria e assim que desse voltaria correndo para casa. Mas não amo o que fazem com ele e com determinas pessoas, não amo ser enganada e ver tanto dinheiro desviado para bolso de políticos enquanto tanta gente sofre em tantos departamento públicos. Eu que utilizo o serviço e minha família sei o que estou dizendo. Eu agradeço que tudo acabou e que sem saiu ganhando e com o bolso cheio de dinheiro novamente foi o governo e a máfia do futebol. Mas não discuti co ninguém, pois acho que cada cabeça uma sentença e que todos te seus direitos de ir e vir. Beijos minha linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não uso SUS, aliás, quase não uso hospital particular também porque também acho que convênio tá ficando difícil. Graças a Deus tenho uma prima médica. Eu concordo com tudo o que você disse! Também acho um absurdo! Mas não posso negar que meu coração bate mais forte quando o negócio é esporte. Heheh só gostaria que mais esportes fossem valorizados como o futebol é.

      Excluir