segunda-feira, 14 de julho de 2014

Prestando atenção nas nossas unhas

Um dos maiores pesadelos das mulheres....


Aiiiii... Que aflição meu Deus! Só de olhar já dá calafrio não é verdade? E quando isso acontece? É correr pra internet pra ver se existe alguma solução milagrosa que dê um jeito na catástrofe. Mas já pensou que pode ser um probleminha um pouquinho mais sério do que apenas estragar a manicure da semana e ter que cortar TODAS as unhas bem curtinhas (ai que triste!)?
Pois é... As nossas unhas podem ser indícios de uma alimentação desbalanceada, sabia? E não é só quando elas estão bem fraquinhas não: manchinhas, ondinhas e a própria cor da unha também podem indicar alguma deficiência nutricional ou um problema no nosso organismo.


As unhas são formadas por uma proteína fibrosa chamada queratina, normalmente são transparentes, lisas, convexas, com a base rosada e as pontas claras e translúcidas. Os principais minerais presentes na composição das unhas são magnésio, cálcio, ferro, zinco, sódio e cobre, mas as quantidades de cada um desses minerais pode variar de pessoa pra pessoa.

Vitaminas do complexo B, principalmente a biotina, junto com aminoácidos, vitamina C e vitamina E auxiliam o corpo a produzir queratina e a manter as unhas mais fortes. Então pra deixar nossas unhas sempre lindas e sem lascar é importante que a gente mantenha uma ingestão legal desses nutrientes. 

A biotina está nos peixes de água salgada, carne vermelha, na gema cozida, leveduras e nos grãos integrais.

Encontramos a vitamina E em vegetais de folhas verde escuras, nozes, sementes, grãos integrais e óleos vegetais.


A vitamina C todo mundo conhece né? Quando bate o resfriado corre pra tomar um suco de laranja com acerola! Mas além dessas frutas encontramos essa vitamina no pimentão amarelo, no morango, no kiwi, no cajú, e tem a goji berry, super famosa por prometer ajudar no emagrecimento, mas na minha opinião o melhor benefício é a quantidade de vitamina C.


E claro né... Já que temos minerais que formam nossas unhas, também devemos consumir a quantidade recomendada de:

- Magnésio: abacate, banana, uva, beterraba, espinafre, couve, aveia, sementes, castanhas.

- Cálcio: leites e derivados, brócolis, semente de gergelim, sardinha, espinafre.

- Ferro: carne vermelha, vísceras, ovo, verduras de coloração escura, leguminosas.

- Zinco: ostras, carne vermelha, castanha do pará.

- Sódio: Esse é bem fácil de atingir (e ultrapassar) a recomendação! Tudo tem um pouquinho de sódio. E a gente ainda tempera com o sal de cozinha, então sem muito mistério! Só precisa tomar cuidado com os excessos hein?

- Cobre: fígado, frutos do mar, leguminosas, nozes, ameixas.


Apesar de tentar manter a unha saudável pela alimentação, pode haver algum probleminha no organismo que tenha algum sinal na ponta dos nossos dedos. Encontrei essa imagem na internet que achei bem legal:



Espero que tenham gostado! Qualquer dúvida e sugestões, deixa um comentário que eu vou amar ler e responder ;)

Boa semana pessoal!


3 comentários:

  1. Minha unha não cresce por nada, quer dizer cresce, mais vive lascando e quebrando, por isso estou tomando vitamina A por minha conta, para os cabelos também, no meu caso é hormonal e quando parece que vão para frente e que vão ficar bonitinha dá tudo errado :/ Amei o post e compartilhei Jessica. Obrigada como sempre pelas dicas, eu tento receber seus post por email ,mas não estou conseguindo. Tenha um lindo dia!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ué, porque será? Ai Ivone, não sei mexer ainda aqui no site HAHAHA Sou bem "lentinha" mesmo! Hehehehe. Obriada pelo carinho, como sempre fofíssima!

      Excluir
  2. Jéssica, Adorei seu blog. Você está de Parabéns!! Continue escrevendo!
    Bjs de sua amiga e também ex ateta.
    Dhamaris Santana

    ResponderExcluir